Na Interdisciplina Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS, tivemos que realizar uma atividade em duplas,muito diferente de tudo o que fizemos até agora, em nosso curso.Foi solicitado que deveríamos interpretar, decifrar, o que três mulheres (sendo uma a Janaína, nossa professora de LIBRAS), estavam conversando através da língua de sinais.
Para conseguir entender o significado de todos aqueles gestos, foi sugerido que consultássemos o dicionário de LIBRAS para ajudar na compreensão.
Como eram muitos gestos a serem estudados, resolvi pesquisá-los na Internet.
Qual foi a minha surpresa ao encontrar o site:http://www.acessobrasil.org.br/libras/ .
É um site com muitas possibilidades de ajuda: é possível consultar palavras, assuntos, ordem alfabética. Depois de selecionada a palavra, aparece sua classe gramatical, sua acepção, seu uso em frases. Logo em seguida, o sinal é mostrado em vídeo.
Graças a uma infinidade de gestos, expressões faciais e olhares significativos, que os surdos podem se comunicar com muita clareza.
Hoje tenho a certeza de que todas as pessoas que convivem com surdos, precisam saber a LIBRAS, pois estas pessoas estão presentes em nossas famílias, em nossa vizinhança, em nossas salas de aula.
Acessando o site já citado, descobri que a repetição de sinais, ou seja, essa prática, precisa acontecer para que o mais rápido possível, pessoas surdas e pessoas não surdas possam compartilhar das mesmas coisas, inclusive apresentando diferenças.

