sábado, 18 de abril de 2009

APRENDENDO SEMPRE!!!


Na Interdisciplina Desenvolvimento da Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, como terceira atividade tivemos que pensar em alguma aprendizagem que construímos e descrevê-la.
A aprendizagem que eu construí até agora, mas que a cada dia tem tomado outra dimensão, é quanto ao uso das tecnologias, mais especificamente, quanto ao uso do computador.
Desde o início deste curso de Pedagogia à Distância na UFRGS, o computador, que já era algo que eu conhecia, mas superficialmente, incorporou-se aos meus estudos.
Deparei-me com uma situação que não me agradava muito (nunca fui fã desta ferramenta), porém sabia que se não me empenhasse em utilizar o computador, minhas aprendizagens como universitária também não tomariam o rumo desejado. Ou seja, paralelamente ao curso de Pedagogia também estou fazendo um curso de informática.
Essa aprendizagem com certeza está sendo construída, devido a minha pretendida formação acadêmica, em casa, no Pólo de São Leopoldo, em todos os lugares onde o computador se faz presente.
Sem dúvida alguma essa aprendizagem continua sendo construída com a participação de muitas pessoas. O que seria de mim sem o auxílio das competentes tutoras do Pólo? Sem a ajuda das colegas de curso? Sem a amizade das colegas de escola e também de curso, Daiany e Maria Luiza? Como é mais prazeroso e significativo aprender coletivamente!
Além da parte humana, utilizo sempre alguns materiais nessa construção: o próprio computador, as dicas impressas no final das atividades propostas pelas Interdisciplinas e leituras diversificadas.
Para realizar essa aprendizagem, até agora precisei retirar do meio físico e social a parte teórica, ou seja, abstrair aquilo que é do meu interesse e logo em seguida reconstruir aquilo que eu já tinha de conhecimento, por força dos elementos novos que acabei de abstrair.
A reflexão e a experimentação são ações poderosas e permanentes em qualquer construção de aprendizagem, por isso, faço delas minhas parceiras incondicionais.
A todo o momento preciso superar novos desafios, e por esse motivo faço tentativas e mais tentativas. Ou seja, vou tomando consciência de que aquilo que até então eu sabia, já não é mais o suficiente para atender aos meus anseios.
A assimilação e a acomodação neste processo são inevitáveis, pois para continuar adquirindo novos conhecimentos, é necessário estabelecer relações entre o que já foi adquirido e o que está sendo conhecido.
Graças aos conhecimentos prévios que há muito tempo foram adquiridos, e que de certa forma ficaram adormecidos, consegui aprimorar essa aprendizagem, a qual estou expondo e que por certo não pode ser dada como acabada. E é isso que me faz acreditar que APRENDER é uma ação repleta de descobertas e de infindáveis reflexões.
Se depender de mim, sempre procurarei ser um indivíduo pensante, crítico, que para e reflete diante de qualquer situação a ser resolvida, seja ela prática ou teórica, pois assim darei significado às minhas ações futuras, individualmente e coletivamente.

Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente renovada entre a continuidade e a novidade (Inhelder, Bovet e Sinclair, 1977, p.263) A novidade trazida pela aprendizagem e a continuidade garantida pelo desenvolvimento (BECKER, 2001ª, p.25-6).

REFERÊNCIAS
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos.
BECKER, Fernando. O que é construtivismo?
MARQUES, Tânia B. I. Epistemologia Genética.

3 comentários:

Unknown disse...

Fernanda: construímos certas formas para lidar com as situações ao nosso redor e é difícil modificar, mesmo que essas modificações nos facilitem a vida. Parabéns por ter insistido.
Um abraço. Profª Tania Marques

FÊ B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FÊ B. disse...

Eu, Fê B., estou postando o comentário abaixo, porque ele havia sido excluído.
Oi Fernanda!
Vais perceber que optei em fazer 1 único post sobre tuas postagens em teu portfólio por acreditar ser mais produtivo desta forma do que se fosse postar um por um, pois todas as postagens tem características semelhantes e sempre é possível trazer um retorno com todas elas exemplificando.
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo esforço em manter teu webfólio atualizado.
Sei bem o montante de tarefas e atividades que precisam desenvolver, e que por isso nem sempre é possível encontrar tempo (hábil) para organizar as idéias e escrever o que construímos com elas.
Com relação as tuas postagens, por exemplo:
Em Inclusão, nos traz um pouco da realidade de tua escola ao mesmo tempo em que identificas situações vividas por ti e teus alunos. Percebe-se que a partir do filme visto conseguistes fazer um paralelo entre o que deve ser e o que esta sendo feito. Mas como a realidade na prática é bem diferente, a gente se vira nos 30 e faz a nossa parte da melhor maneira possível enquanto a ajuda hierárquica não chega.
Na postagem Identificando epistemologias, achei fantástica tuas respostas frente a questões onde usamos apenas da nossa experiência e não de aportes teóricos. Aprecio muito as tuas reflexões, acho você uma pessoa bem inteligente. Saber escrever é um dom.
Em Educação especial fórum, ao ler tuas contribuições para este fórum é nítida a conscientização, a preocupação e a luta por melhores condições para uma melhor assistência, que tu e outras colegas também tendes, com relação aos alunos com necessidade especiais (alunos que vocês auxiliam no dia a dia – alunos de vocês). Aqui volto a comentar o que mencionei anteriormente sobre fazermos a nossa parte da melhor maneira possível, buscando soluções alternativas para melhor atender as demandas (da vida) em nosso meio profissional....
Nas postagens O dilema do antropólogo francês – parte 1 e parte 2 tu traz as reflexões de uma atividade solicitada em Filosofia, postadas por ti e demais componentes do grupo, baseadas em outros recursos para (ajudar/auxiliar) no entendimento da formação dos conceitos de argumentação/evidencias;
Fê, em tua última postagem Aprendizagem sempre, percebo que esta reflexão é naturalmente fruto do resultado de 3 anos de dedicação que incorporastes e assumistes quando te propôs fazer uma graduação. Os longos anos que dedicastes como docente certamente te auxiliaram muito neste novo empreendimento da tua vida. Aprender é algo simplesmente maravilhoso. Cansamos de ler em muitas mensagens que recebemos por email que nunca é tarde para se aprender qualquer coisa que seja. E eu acredito nisso. Acredito que estar em constante movimento é não só adquirir novos conhecimentos, mas contribui para nossa evolução como seres humanos. Aquele que busca conhecimento busca ser uma pessoa melhor, consequentemente contribuindo para si e para os outros (socialmente) uma existência menos sofrida e mais lúcida.
Tudo que li em tuas postagens estão absolutamente corretas.
Então Fê, espero tuas próximas postagens, para que possamos trocar novas idéias/opiniões.
Certo? Abraços,Fabi 7 de Maio de 2009 11:53