terça-feira, 14 de abril de 2009

IDENTIFICANDO EPISTEMOLOGIAS

Ao realizar a atividade sobre teorias psicológicas, proposta na Interdisciplina do eixo II “Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I”, respondemos a três questões sem utilizar referencial teórico.

1) O que é, para você, o conhecimento?
É um conjunto de aquisições de informações, que são oferecidas por vários “instrumentos”: livros, televisão, revistas, educadores (professores), internet, e outros, e que são compreendidas de acordo também, com as experiências de vida do próprio indivíduo, no meio em que vive.
2) Para você, como ocorre a aprendizagem?
A aprendizagem ocorre quando o indivíduo assimila e compreende conhecimentos adquiridos por ele e que podem sofrer transformações constantes, conforme a interação do sujeito com o objeto do conhecimento.
3) Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, ensino na escola?
O ensino nas escolas deveria ser fundamentado principalmente nas experiências de vida dos alunos, oferecendo a eles situações que favoreçam a aquisição de conhecimentos e as conseqüentes aprendizagens. Isso pode ocorrer através de atividades onde o professor oportunize a reflexão, a discussão, a troca de idéias, o levantamento de hipóteses, a problematização, entre os alunos.
O professor deve também aproveitar a bagagem cultural trazida pelos alunos.

Agora, ao analisar minhas respostas e utilizando como apoio o texto Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos do prof. Fernando Becker, algumas reflexões devem ser apontadas.
De acordo com os três modelos pedagógicos referidos no texto, percebi que tais respostas estão mais claramente relacionadas à pedagogia relacional.
Na terceira questão afirmei que o professor deve oportunizar ao aluno momentos de reflexão, através de atividades desafiadoras, pois assimilar, ou ainda, aprender, implica em desacomodação/acomodação. E para que esta ação leve a novas aprendizagens é decisiva a intervenção do educador. Sendo assim, ensino e aprendizagem fecundam-se mutuamente.
O aluno aprende algo, ou seja, constrói um conhecimento novo, se ele puder agir e problematizar a sua ação se houver a possibilidade do sujeito interagir com o objeto do conhecimento. (questão 2)
Também fiz referência à bagagem cultural do aluno, ou seja, acredito que tudo que é constituído ao longo da vida serve de patamar para novas construções, para novas descobertas. E, quanto mais ações desse tipo se precipitar, assimilações mais consistentes serão estruturadas.
Para construir o mundo que se quer, e não simplesmente reproduzir/repetir um mundo já construído por nossos antepassados, é fundamental recriarmos cada conhecimento já criado pela humanidade. Reinventar é condição primeira para se criar um ambiente repleto de possibilidades de aprendizagem.
A proposta pedagógica relacional é um modelo a ser seguido por educadores que não querem sucumbir às velhas fórmulas que constituem outros modelos epistemológicos, que não o construtivismo.
Com base nessas considerações, é possível concluir que o ensino na escola, quando parte da experiência do educando, recupera o sentido do processo pedagógico, ou seja, recupera e (re) constitui o próprio sentido do mundo do educando e com certeza do educador que também aprende, e muito, enquanto ensina.


REFERÊNCIAS

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Fê!

Veja meu comentáriosobre tuas postagens na ultima que fizestes do dia 18/04(aprendendo sempre).

Bjão
Fabi

Unknown disse...

Fernanda: é realmente muito importante analisarmos teoricamente aquilo que fazemos na prática. Um abraço. profª Tania Marques