sábado, 18 de abril de 2009

O DILEMA DO ANTROPÓLOGO FRANCÊS - PARTE 1

Na Interdisciplina Filosofia da Educação estou participando de um fórum em grupo. Para início da atividade, foi necessária a leitura do texto “O dilema do Antropólogo Francês”.

O meu grupo ficou responsável por DEFENDER a decisão do antropólogo. Tivemos que criar até três argumentos JUSTIFICANDO a decisão dele.
Argumentos apresentados pelo meu grupo após debates:
1-A crença daquele povo era bastante enraizada. Falar a verdade poderia trazer grandes dilemas existenciais porque estaria derrubando um mito, trazendo muitos conflitos e mudança a essência dos envolvidos, logo, o melhor era mentir.
2-Caso comecem a aparecer muitos mensageiros dos Deuses de pele clara, querendo explorar os nativos, talvez fosse chegado à hora de eles próprios, pela experiência, começar a duvidar de suas crenças, portanto não haveria necessidade naquele momento do antropólogo falar a verdade.
3-Como a missão do antropólogo é pesquisar os hábitos dos nativos, ele mente para ganhar credibilidade, mas os próprios nativos parecem duvidar de suas crenças uma vez que questionam o observador, então a vulnerabilidade a que ficariam expostos poderia ser somente um conflito interno do antropólogo.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Fê!

Veja meu comentáriosobre tuas postagens na ultima que fizestes do dia 18/04(aprendendo sempre).

Bjão
Fabi

Gláucia Henge disse...

Olá Fernanda! Como foi ter que defender uma ação mentirosa? Fácil? Difícil? E a sua relação com o grupo?
Abraços, Gláucia.