segunda-feira, 14 de junho de 2010

DE CARA COM O NOVO!


Nesta semana de estágio, um momento de aula teve um sabor especial. Levei meus alunos do 1º ano no EVAM, o laboratório de informática bem equipado de nossa escola. Antes mesmo de irmos para o laboratório, já havia comentado com as crianças que iríamos a um lugar que eles ainda não conheciam, e que cada um teria um computador à sua disposição. A alegria já começou neste instante! Chegamos ao EVAM! As crianças foram direto aos computadores, puxando a cadeira e se instalando confortavelmente. A proposta para aquele momento era jogar através de um CD interativo da coleção ECOLOGIA, o jogo de cartas (memória), o quebra-cabeça e o jogo RECICLAGEM. Todos os jogos estão relacionados com o tema desenvolvido nesta semana de estágio que é: ECOLOGIA/MEIO AMBIENTE. A primeira atividade, todos tiraram de letra, até mesmo porque já jogaram várias vezes, memória. O quebra-cabeça não foi fácil para quatro alunos. Porém, mesmo apresentando bastante dificuldade em montá-lo, estes alunos foram persistentes. Não demonstraram nenhum sinal de desânimo. Fiquei muito feliz com estas quatro crianças, pois diariamente incentivo meus alunos a não desistirem de suas ações, sem antes tentar, tentar e tentar. Vendo que não iam conseguir concluir o quebra - cabeça troquei de jogo, já que os outros colegas estavam adiantados. O jogo RECICLAGEM foi o grande desafio do dia! Este jogo exige movimentos muito rápidos, pois é preciso concluí-lo dentro de um determinado tempo. Os alunos tinham que colocar latas de refrigerante, potes plásticos, jornais e garrafas de vidro dentro de quatro lixeiras identificadas pelo tipo de material, que eram: papel, metal, vidro e plástico. As reações foram diversas! Giovana conseguiu completar a separação do lixo, por várias vezes. A maioria das crianças tentou várias vezes e não conseguiu. O aluno Yohan, que é muito esperto e que lê fluentemente, foi o único a desistir do jogo RECICLAGEM. Deixei-o passar para os jogos anteriores, pois queria que todos tivessem uma aula prazerosa e bem proveitosa. E foi o que aconteceu! Antes mesmo de sairmos do laboratório, os alunos já estavam perguntando quando voltaríamos. Uma vez por semana meus alunos vão ao outro laboratório, onde utilizam as mesas da POSITIVO. Se for possível, tentarei levar meus alunos novamente ao EVAM, pois a variedade de atividades neste espaço aumenta consideravelmente!

Nenhum comentário: