terça-feira, 12 de outubro de 2010

OUTUBRO - POSTAGENS 3 E 2


POSTAGEM 3
No 6º semestre do curso de Pedagogia as Interdisciplinas com as quais trabalhamos foram: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Filosofia da Educação, Questões Étnico - Raciais na Educação: Sociologia e História e Seminário Integrador VI.
Em Psicologia estudamos os períodos do desenvolvimento cognitivo.

Para Becker (2001, p.187), o desenvolvimento dá-se na relação com o meio, porém ele é individual. O estádio em que um indivíduo se encontra “é radicalmente individual, não pode, pois, ser confundido com o de nenhum outro indivíduo”.
O professor deve oportunizar ao aluno momentos de reflexão, através de atividades desafiadoras, pois assimilar, ou ainda, aprender, implica em desacomodação/acomodação. E para que esta ação leve a novas aprendizagens, é decisiva a intervenção do educador.
O aluno constrói um conhecimento novo, se ele puder agir e problematizar a sua ação, se houver a possibilidade do sujeito interagir com o objeto do conhecimento.
É fundamental recriarmos cada conhecimento já criado pela humanidade.
A reflexão e a experimentação são ações poderosas e permanentes em qualquer construção de aprendizagem.
A construção das noções de justiça, solidariedade, intencionalidade e responsabilidade, incidem no comportamento das crianças de forma peculiar e individual.

Na última aula presencial de Psicologia II, trabalhamos em conjunto com a Interdisciplina Seminário Integrador, no estudo e elaboração de mapas conceituais.
“A principal meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piaget
A Educação Especial
foi debatida, refletida, estudada, aprendida, assimilada e mais entendida, pois trabalhamos com o Dossiê de Inclusão. Através dele fizemos uma pesquisa toda voltada a um estudo de caso, ou seja, apresentamos um aluno com NEEs e postamos todas informações possíveis.
Falar sobre pessoas com necessidades especiais, não só as educacionais, é algo que não pode mais ficar de fora das discussões entre todas as pessoas preocupadas com o tema inclusão.
Falar sobre pessoas com necessidades especiais, não só as educacionais, é algo que não pode mais ficar de fora das discussões entre todas as pessoas preocupadas com o tema inclusão.
Assisti ao interessante documentário “A História de Peter” que aborda a inclusão de alunos com deficiência mental em uma sala de aula do ensino comum.
Refletimos e debatemos a respeito de vários aspectos relacionados aos serviços de apoio à inclusão escolar.
Esta Interdisciplina nos ofereceu uma vasta e rica bibliografia.
Em Filosofia, trabalhamos com o texto "O Dilema do Antropólogo Francês"; com o filme "O Clube do Imperador"; interpretamos o ensaio do filósofo alemão Theodor Adorno, intitulado "Educação após Auschwitz", texto que alinha moralidade, política e educação a partir do terrível evento do século XX: o Holocausto. Também comparamos o texto de Adorno com o 1º capítulo do livro de Kant, "Sobre a Pedagogia".
es interpessoais favoreçam a valorizaçgens msos alunos um ambiente onde a sensibilidade, a criatividade, a cooperaçNa escola podemos e devemos propiciar aos nossos alunos um ambiente onde a sensibilidade, a criatividade, a cooperação, o diálogo, sejam facilitadores de aprendizagens múltiplas, e onde as relações interpessoais favoreçam a valorização das diferenças e o resgate das identidades perdidas.

Lutar contra a selvageria é, portanto: tornar-se culto, adquirir vários conhecimentos, adquirir habilidades condizentes com todos os fins que almejamos, isto é, os bons fins escolhidos e aprovados necessariamente por todos e que podem ser, ao mesmo tempo, os fins de cada um.
Carentes de reflexão sobre si mesmos, os homens atacam os outros, inconscientemente.

A humanidade tem que acordar hoje para a vida, antes que a vida adormeça logo ali em frente!


Em relação às Questões Étnico-Raciais, discutimos e refletimos muito: Como podemos constituir a elaboração de uma atividade didático-pedagógica que contemple os etnicamente excluídos do currículo escolar? Qual o papel de uma educação para a diversidade? Em que a sensibilização da aula presencial pode estar contribuindo no desenvolvimento da temática junto aos alunos? Por que as pessoas afro-descendentes ainda sofrem tantas discriminações? A existência de leis irá favorecer realmente, concretamente, os negros? Esses questionamentos nos propiciaram ricas informações a respeito do povo indígena e do povo africano, que tanto contribuíram com a nossa cultura.


POSTAGEM 2
No 5º semestre do curso de Pedagogia, trabalhamos com as seguintes Interdisciplinas: Projeto Pedagógico em Ação, Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V.
Projeto Pedagógico em Ação – Iniciamos nossas atividades com o fórum sobre ”Projetos de Aprendizagem”. A partir deste fórum começamos a fazer muitos questionamentos, visto que um PA nasce das certezas provisórias e das dúvidas temporárias. Para ampliarmos nossos conhecimentos, a professora Jaqueline sugeriu a leitura do texto “Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz?”, de autoria de Léa Fagundes, que fala sobre a conceituação e a operacionalização dos projetos de aprendizagem. E então, chegou a nossa vez de desenvolver um Projeto de Aprendizagem! O meu grupo escolheu a seguinte questão: Como a família e a escola influenciam na personalidade da criança? Fizemos muitas pesquisas, debatemos, construímos, reconstruímos, elaboramos mapas conceituais, fizemos resumos e também uma auto-avaliação.
Organização do Ensino Fundamental - Fizemos muitas leituras: Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências, Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem., Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: Espaços para a Construção de uma Escola Pública Democrática. Assistimos ao vídeo Gestão Escolar Democrática que está disponível em http://videogestoademocratica.pbwiki.com/. Encerramos esta Interdisciplina com uma discussão no fórum: Quais são os elementos (concepções, instrumentos, processos) fundamentais da gestão democrática escolar?
É fundamental a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade, para que a escola seja considerada e transformada, em um ambiente de gestão democrática. Todos os envolvidos nesse processo de democratização têm o direito de agir concretamente a fim de construir uma escola de qualidade. É preciso conscientizar toda a comunidade escolar de que a participação em massa poderá trazer para a instituição a possibilidade de aprimoramento em qualquer setor. Não é fácil decidir o futuro sob qualquer ângulo, principalmente quando os sujeitos envolvidos possuem características tão diferentes. Mas, justamente por esta diversidade, é que a gestão democrática poderá ser enriquecida e aperfeiçoada, ficando mais próxima daquilo que todos os cidadãos pensantes almejam. (Fernanda dos Santos)
Organização e Gestão da Educação – Construímos uma linha de tempo, no programa XTIMELINE, reconstituindo várias questões relativas às constituições federais de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988. Estudamos sobre os conselhos do FUNDEB e da Alimentação Escolar. Fizemos Reflexões sobre minha profissão. Desenvolvemos atividades e leituras referentes ao Financiamento da Educação, aos Profissionais da Educação à Educação Básica no Brasil. Algumas das diversas leituras: Política pública e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado, Federalismo e Descentralização, “Noções Gerais sobre o financiamento da educação no Brasil”, de José Marcelino de Rezende Pinto e Thereza Adrião, A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: ÊNFASE NO PERÍODO REPUBLICANO E NA EDUCAÇÃO ELEMENTAR.
Psicologia da Vida Adulta – Discutimos várias temáticas relativas à Psicologia da Vida Adulta, no fórum: Para participar do fórum a fim de responder a questão \ “O que eu ganho sendo adulta?\", fiz a leitura de todas as colocações dos colegas e professora, e fui me questionando e conforme Maturana percebi que olhando para o lado, sempre encontrarei pessoas que fazem parte do mesmo mundo onde vivo e que elas, por suas características individuais e bem diferenciadas, podem me ensinar através da razão e da emoção. Por isso, sendo adulta, quando me encontro com o outro com a consciência de que não tenho o acesso à realidade independente do observador, ganho condições de estabelecer uma convivência, onde a conversa será o elo entre o linguajar e o emocionar. Se este elo estiver baseado em relações mais heterárquicas, ou seja, baseadas no amor, a relação professor/aluno, beneficiará o processo de aprendizagem. Sendo adulta, tenho a liberdade de me posicionar em minhas relações interpessoais como um ser ativo, onde o caminho explicativo que será adotado por mim, dependerá do domínio emocional no qual me encontro no momento da explicação. SER ADULTA, hoje é para mim, a condição mais favorável para minha qualidade de vida, pois estou mais responsável do que nunca!!! BEIJOS DA FÊ. Realizamos um PROJETO TEMÁTICO chamado: Transtornos na idade adulta: bipolar, síndrome do pânico, depressão, que foi apresentado através de slides.
Todos nós temos preocupações. Elas estão ligadas ao nosso instinto de sobrevivência, mas viver o presente e ter consciência dos nossos limites são as estratégias mais eficientes para “desprogramar” a preocupação.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Fernanda querida,

Boa postagem, bem detalhada e explicativa. Gostei de saber o que viu e o que ficou de cada conhecimento abordado nos eixos iniciais do curso