sábado, 9 de outubro de 2010

OUTUBRO - POSTAGEM 1

Durante o quarto semestre do curso de Pedagogia à Distância da UFRGS, desenvolvemos diversas atividades propostas pelas Interdisciplinas: Representação do Mundo pela Matemática, Representação do Mundo pelas Ciências, Representação do Mundo pelos Estudos Sociais e Seminário Integrador IV.

Os principais conteúdos trabalhados na Matemática foram: classificação e seriação, números e operações e espaço e forma. Em meu wiki individual foram postadas as respostas de cerca de vinte questões de Matemática. Além do wiki individual, também tivemos um wiki coletivo, onde fizemos trocas muito enriquecedoras: Quanto às operações, é importante o uso de material concreto, pois auxilia na construção e formulação de hipóteses. Também se deve dar oportunidade para que a criança crie seu próprio caminho para chegar a uma conclusão, sendo fundamental criar um espaço para que os diferentes resultados e os caminhos sejam discutidos. Trabalhamos com geometria, campo multiplicativo, gráficos, malha quadriculada, sequência, frações, estimativas, enfim, uma série de conteúdos que foram contemplados nas criativas atividades postadas por todos os alunos.

Em Ciências, a atividade sobre SOMBRAS, foi muito interessante, principalmente porque teve a participação direta dos meus alunos da 2ª série, que neste dia estiveram bem receptivos. Estudamos sobre as Representações da Natureza e seus Ciclos. Falando em ciclos, foi proposta a seguinte atividade: elaboração de um planejamento para desenvolver estudo sobre os ciclos da natureza. Escolhi planejar sobre a cadeia alimentar, visto que é um tema profundamente vital. O comentário da tutora Denise, só confirmou minha escolha: Gostaria de lhe parabenizar por planejar uma atividade onde as crianças possam ouvir os outros e assim refletir a partir de diferentes olhares, não só o que está dito nos livros ou o que a professora diz.



Iniciamos os Estudos Sociais com um fórum que serviu de espaço para discutirmos a elaboração de um planejamento em Estudos Sociais, a partir do estabelecimento de redes de aprendizagem. Tivemos também que realizar atividades sobre tempo e espaço com os nossos alunos e percebi, assim como os meus colegas de curso, quanta dificuldade as crianças apresentam em situar-se! As falas dos meus alunos do 1º ano são bons exemplos: “Profe, olha a bota que eu ganhei amanhã!” Um aluno da mesma turma disse numa 6ª feira de manhã: “Profe, a gente tem que dormir 2 vezes pra chegar o domingo, né?" Em uma aula presencial tivemos a satisfação de ouvir de um índio autêntico, o Dorvalino, um depoimento cheio de emoção. Em sua simplicidade, Dorvalino conseguiu passar com satisfação, um pouco de seus costumes, como por exemplo: as pinturas feitas nos rostos dos índios fazem parte de suas identidades. Elaborei a atividade  “TODO MUNDO MUDA COM O MUNDO”, que contemplou uma temática envolvendo “grupos sociais”. “Menino que muda muito, muda muito de repente, pois sempre que a gente muda, o mundo muda com a gente”. Elias José

No Seminário Integrador IV debatemos sobre a importância de se trabalhar com as perguntas dos alunos e a forma de conduzir este trabalho. Também refletimos sobre as habilidades envolvidas no tema reflexão. Á partir da leitura do texto “Perguntas Metafísicas”, ficou claro que temos que oportunizar aos nossos alunos momentos onde eles possam desempenhar um papel mais ativo no processo de investigação, passando de espectador para participante, compreendendo de forma mais consistente e bem pessoal, como certos fatos, ou termos, ou outra situação podem ser explicadas. Não existe pergunta que não seja inteligente, mas sim perguntas "vazias" se não soubermos explorá-las a fundo com os nossos alunos.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Fernanda querida,

Gostei de sua postagem. Gostei de saber como foi para vc trabalhar com as interdisciplinas de Matemática, Ciências e Estudos Sociais. Além de seu relato sobre wikis.

Bjos