segunda-feira, 28 de junho de 2010

QUEM PLANTA, COLHE!

Estou fazendo a eletiva Laboratório em Ciências Naturais I, e uma das atividades que precisamos realizar é a tão famosa experiência do feijão. Tivemos que realizar a experiência em casa, com familiares, e na escola, com os alunos. Tanto na escola como em casa escolhi observar quatro condições. Todos os feijões foram colocados em algodão umedecido com água. Em cada copo plástico foram
colocadas quatro sementes de feijão. Um copo foi colocado bem próximo à janela, outro no escuro, outro no banheiro e o último num lugar mais neutro. A cada dia, todos os copinhos foram observados e comentados. A maioria brotou. O que quero deixar aqui registrado, não são as observações feitas nestes dias de investigação, mas sim a iniciativa tomada por minha aluna do 1º ano, a Bruna. No mesmo dia que começamos a experiência, Bruna chegou em casa e com a ajuda da mãe, também iniciou a mesma experiência. Assim que os feijões de Bruna começaram a brotar, eles foram levados para a escola. Todos os outros alunos ficaram admirados com a experiência de Bruna, pois eram mais visíveis as transformações dos feijões. Bruna disse que todos os dias molha um pouquinho os seus feijões, que ficam na cozinha de casa, em cima de um balcão. Seus colegas se empolgaram e disseram que também iriam plantar feijão no algodão. Bruna ficou muito orgulhosa com a atenção que recebeu dos colegas, e eu feliz por ter provocado em Bruna, através de uma "simples" experiência, a sua curiosidade!

2 comentários:

\o/ disse...

Prezada Fernanda,
Estou fazendo algumas análises em minha tese de doutorado e quero te dizer que tudo que leio sobre os teus trabalhos nas eletivas, tocam-me profundamente. Felizes aqueles que foram teus alunos e puderam compartilhar uma experiência tão fantástica quanto a do pé de feijão. Continue com ela e, se precisares alguma ajuda, me mande um e-mail. Terei o maior prazer em ajudá-la com os pequenos.
Um grande abraço,
Prof. Marcelo Vettori - UFRGS

FÊ B. disse...

Valeu professor!!!