segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SETEMBRO - POSTAGEM 2

Para esta postagem fiz recortes de reflexões feitas a partir dos trabalhos desenvolvidos no II Semestre, que contemplaram as seguintes Interdisciplinas: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia; Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica; Fundamentos da Alfabetização; Seminário Integrador II e Infâncias de 0 a 10 anos.
Sobre o filme Freud, Além da Alma: A nossa mente é algo muito complexo. Quantas vezes temos dificuldade em \ “entender\" a mente alheia? Nós mesmos não nos conhecemos totalmente, precisamos nos analisar constantemente. Ás vezes, por exemplo, respondemos a uma mesma pergunta de várias formas diferentes, até mesmo devido aos nossos sentimentos, que são passíveis de mudanças. Apesar de toda esta complexidade, o importante é que nunca desistamos dos nossos objetivos, das nossas crenças, mesmo que o resultado não seja o esperado, pois é em cima de nossas incertezas e recaídas, que poderemos chegar mais perto daquilo que acreditamos. ACREDITAR EM NOSSA PRÁTICA PODE NOS LEVAR A GRANDES DESCOBERTAS. Trilha Psicanalítica: a) O QUE ESTOU APRENDENDO, NÃO TEM PREÇO! ULTIMAMENTE TENHO DITO NAS RODAS DE AMIGOS COMO É COMPLICADO VIVER SE AS PESSOAS DIFICULTAREM AQUILO QUE É SIMPLES. COM CERTEZA, DURANTE A NOSSA TRAJETÓRIA AQUI NA TERRA, IREMOS NOS DEPARAR COM DIFICULDADES, IREMOS CAIR VÁRIAS VEZES E ATÉ MESMO PENSAR EM DESISTIR. MAS SÃO ESSES ALTOS E BAIXOS QUE NOS IMPULSIONAM PARA NOVOS DESAFIOS, POIS RECOMEÇAR, SEMPRE É ESTIMULANTE. POR ISSO TUDO, VAMOS EM FRENTE QUE ATRÁS VEM GENTE. b) AO DESCREVER MEU TRABALHO COMO DOCENTE, VERIFIQUEI QUE FAZEM PARTE DESSA TRAJETÓRIA, MECANISMOS DE DEFESAS BEM SUCEDIDAS E ATÉ DE DEFESAS INEFICAZES. ÀS VEZES, OS PROFESSORES TAMBÉM DEIXAM DE SER LÓGICOS, OBJETIVOS E RACIONAIS, POIS PODEM DESENCADEAR SITUAÇÕES QUE PODEM PROVOCAR SENTIMENTOS DE CULPA OU ATÉ MESMO DE ANSIEDADE. NÃO ESTAMOS LIVRES DISSO. POIS SOMOS NÃO SOMENTE AQUILO QUE PENSAMOS CONSCIENTEMENTE. SERÁ QUE FREUD EXPLICA, OU SOMOS NÓS QUE COMPLICAMOS???? Às vezes, por diversos motivos, a escola de certa forma, acaba minando a curiosidade que é tão natural nas crianças. Esta curiosidade deveria ser aproveitada para despertar nos alunos cada vez mais a busca pelo desconhecido, fazendo com que eles se deparem com obstáculos, que poderão ou não ser transponíveis. Dar a faca e o queijo é muito mais fácil e cômodo para certos professores. Não quero ser um desses!!! Acredito muito no potencial que cada indivíduo tem internalizado. Os professores deveriam ser treinados para não deixar escapar cada momento marcante das descobertas feitas pelos alunos. Mas somos humanos, e não conseguimos perceber TUDO!
Texto Epistemologia Genética: assim como o próprio Piaget criou alternativas para investigar o desenvolvimento cognitivo, nós temos também a capacidade, a necessidade e a flexibilidade de construir inúmeras maneiras de ajudar o nosso aluno a fazer tranqüilamente as suas próprias construções; de acordo com Piaget, cada aluno tem seu próprio ritmo, que todos passam pelas mesmas fases do desenvolvimento cognitivo e que o aprendizado acontece de acordo com o meio em que está inserido, de acordo com as experiências adquiridas e com sua maturação, e é o que vemos a todo o momento.
Relação entre o filme “Memórias” e o texto “Memórias e Identidades”: de acordo com o professor Iván Izquierdo, que ensina neuroquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica melhor o papel das lembranças em nossas vidas ao afirmar que \ “somos aquilo que recordamos\". Ou seja: a memória é a reprodução mental das experiências captadas pelo corpo por meio dos sentidos. Muito daquilo que gostaríamos de lembrar, porém, acaba \ “fugindo\" justamente na hora em que mais precisamos. Por que será? Algumas lembranças ficam \ “escondidas\" porque estamos expostos a mais informações do que conseguimos guardar. Aparentemente perdidas, elas permanecem no inconsciente e voltam a aparecer sem que nós tenhamos controle. Sabe-se, no entanto, que os sentimentos regulam e estimulam a formação e a evocação de memória. Infâncias: na sala de aula tenho crianças que dificilmente demonstram alegria e prazer em aprender, crianças que necessitam falar, que necessitam ser ouvidas, crianças que são conduzidas até à escola e assistidas por adultos responsáveis (mas não o pai nem a mãe), crianças que se justificam por alguma necessidade sua, fazendo o mesmo discurso dos adultos com os quais convivem, crianças que se despem de qualquer armadura durante as brincadeiras, deixando fluir do íntimo do seu ser as mais puras e verdadeiras emoções. Disse a pedagoga Maria Lúcia Aranha, autora do livro Desenvolvimento Infantil na Creche: “A criança aprende bastante com os exemplos de quem está por perto”. E nada mais prazeroso e de peso que aprender com os próprios pais.
Como são originais as hipóteses das crianças e como é importante valorizar cada etapa evolutiva no mundo da escrita.
Ao utilizarmos vários portadores de textos estamos contribuindo para a alfabetização e para o letramento.
Memorial da minha infância: Enfim, viver nesta família é uma grande dádiva!
Aprendi muito com meus pais, principalmente a ser educada e humilde.
Amo imensamente a minha família!!!
“O QUE SOMOS É UM PRESENTE QUE A VIDA NOS DÁ. O QUE NÓS SEREMOS É UM PRESENTE QUE DAREMOS À VIDA.”
(Herbert de Souza)

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Fernanda,

Igualmente ao comentário anteiror vc está de parabéns. Sua postagem apresenta todos os requisitos esperados para esse momento do curso. Vc retoma as interdisciplina e apresenta com clareza o que foi visto e estudado, o que facilita a leitura para todos os visitantes do seu portfólio.

Bjos