segunda-feira, 17 de maio de 2010

QUE MANHÃ PROVEITOSA!


Este é o título da história que li na terça - feira, dia 11/05, para os meus alunos do 1º Ano. À princípio, não achei o texto muito interessante. Foi um engano meu! As ilustrações do livro juntamente com as palavras que ao longo de suas páginas se revelavam, provocaram nos alunos comentários entusiasmados. A história foi conhecida lentamente. A cada página apresentada, uma reação diferente era provocada! A história fala de um menino que se compara com animais, de acordo com suas características. Por exemplo: sou rápido como um gafanhoto, sou lento como um caracol. Contei a história fazendo muito suspense, pois queria que os alunos usassem integralmente a sua capacidade de imaginar. Quando apareceu o touro: "nossa que grande!"; quando apareceu o coelho: "que fofinho!"; quando apareceu o cachorro: "ele tá triste!" Assim como o menino da história que se comparava com os animais, também os meus alunos o fizeram. Montei um quadro onde constava todos os nomes dos alunos e algumas comparações que apareceram no texto.
Eles tiveram que fazer três escolhas: você é mais rápido como um gafanhoto, ou mais lento como um caracol?; você é barulhento como um leão ou quieto como uma ostra?; você é preguiçoso como um lagarto ou trabalhador como uma abelha? Antes de começarem a fazer as suas escolhas, expliquei que teriam que pensar bem no seu modo de ser, para que as respostas fossem as mais verdadeiras possíveis. Algumas crianças se encaixaram exatamente nas comparações. Outras fizeram escolhas que não condiziam com a realidade. A última pessoa a responder no quadro era eu. Resolvi pedir para as crianças escolherem por mim. Por isso, sou rápida como um gafanhoto, quieta como uma ostra e trabalhadora como uma abelha. Após o preenchimento do quadro, fomos para a aula de informática. No laboratório, cada aluno tinha que desenhar um animal que apareceu
na história. Apareceram desenhos lindos!


Rápido como um gafanhoto: texto de Audrey Wood e imagem de Don Wood

Um comentário:

Marga disse...

Oi Fernanda!O relato da atividade é do que esta causou na turma é envolvente, instigante. Fabulas são ótimos elementos de inserção de valores e de moralização da ética. Quais os autores que poderiam fundamentar o que foi desenvolvido? Abracitos!