segunda-feira, 31 de maio de 2010

APRENDIZADOS COMPROMETIDOS!!!

Nesta semana do estágio, de 24/05 a 28/05, trabalhei com meus alunos sobre OS CINCO SENTIDOS. Não considero este tema fácil de ser desenvolvido com crianças de 1º ano, por isso, procurei diversificar as atividades a serem realizadas. Algumas das atividades foram: percorrer um caminho definido com os olhos vendados, sendo conduzido por um colega, identificar o colega através da voz, copiar os nomes dos sentidos, ouvir uma história e fazer relações com os cinco sentidos, recortar de revistas e colar os órgãos dos sentidos, desenhar alimentos doces e alimentos salgados, texto coletivo ("com as minhas mãos posso..."), atividade prática ( memória olfativa: identificar oito odores diferenciados, apenas cheirando). As três últimas atividades citadas me levaram a pensar com mais atenção. Estas atividades exigiam dos meus alunos uma participação individualizada, pois todos teriam que fazer um resgate em suas memórias. A maioria das crianças teve dificuldade em classificar alimentos doces e alimentos salgados, havendo neste caso muita cópia entre eles. Em relação ao texto coletivo, cinco crianças não conseguiram citar algo que é feito com as mãos! Quanto à atividade prática, fiquei mais admirada ainda! Levei os seguintes cheiros: sabonete, canela, vinagre, alho, café, chá, Nescau e mel. A primeira aluna que chamei para realizar esta experiência, nos quatro primeiros odores, disse que eram perfumes e os outros, disse que não sabia. Algumas respostas dos alunos: chá virou carne, vinagre virou estragou, Nescau virou repolho e mais uma vez o vinagre, que virou sangue! Durante esta semana de estágio, pude perceber que meus alunos não interagem com as pessoas do seu convívio familiar de forma significativa. Devido ao ritmo acelerado de nossas vidas, muitos pais não tem se dedicado aos seus filhos, seja por cansaço ou por falta de tempo. Estas crianças vão se fechando para o mundo de tal forma que deixam de ser naturalmente curiosas. Neste sentido, nós educadores temos uma importante missão: escutar o aluno e intervir no seu agir, sempre que necessário. A leitura de mundo deve ser feita por todos: alunos, pais, professores e indivíduos que fazem parte do meio social do qual pertencemos. É na troca de ideias, no intercâmbio de conhecimentos, que conseguiremos atingir de verdade todos os conhecimentos internalizados por nossos alunos. E assim, provocar transformações, mudanças, que servirão de requisito para futuras descobertas.
EDUCAR PARA O MUNDO É UM COMPROMISSO DE TODO CIDADÃO CONSCIENTE!

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