segunda-feira, 24 de maio de 2010

"LENDO O MUNDO DOS ALUNOS"

Nestas 6 semanas de estágio e principalmente nesta última, venho percebendo que cada vez mais precisamos aproximar nossos alunos de sua verdadeira realidade. É preciso trazer para dentro das salas de aula, elementos diversificados que constituem o "mundo" de nossos alunos. É necessário que professor e aluno façam uma "leitura de mundo" coletivamente e individualmente. A interação professor/aluno favorece o desenvolvimento de mudanças internas, que servirão de base para tantas outras aprendizagens. Precisamos desacomodar o nosso aluno, precisamos desafiá-los! Temos que CRIAR diariamente momentos onde cada aluno possa "falar" de suas vivências, ou seja, trocar experiências e conhecimentos. Nossos alunos precisam ser constantemente desafiados para que cada vez mais, façam grandes e significativas descobertas. Toda vez que conseguirmos "ouvir" nossos alunos sem rotulação, sem qualquer tipo de preconceito, chegaremos mais perto de seu mundo. Se em casa a criança é podada ao tentar expressar-se oralmente, só lhe resta pedir "socorro" dentro da escola, para seus professores. A criança que é estimulada para falar, traz em cada pronunciamento seu, um pouco de si e do ambiente no qual está inserida. Desta forma, professor e aluno ensinam, professor e aluno aprendem.
Esta reflexão vem de encontro com uma atividade realizada no dia 20/05. Apresento aqui, sua descrição na íntegra:

Conversamos sobre: trabalho em grupo e individual, a fim de relacionar vantagens e/ou desvantagens de tais práticas. Esta atividade não correspondeu às minhas expectativas, pois esperava que os alunos tivessem mais a dizer.

EM GRUPO

# AMIGOS ENSINAM OS OUTROS.

# O TRABALHO É MAIS RÁPIDO.

# NAS ESCOLHAS, VENCE A MAIORIA.

INDIVIDUAL

# DEMORA MAIS.

# PORQUE TEM QUE APRENDER.

Na verdade, se levar em conta os alunos dos anos passados, os desse ano, são menos participativos, mais introspectivos, e um pouco imaturos para a idade de 6 anos, que é a que predomina.

Um comentário:

Marga disse...

A tomada de consciência para planejar atividades criativas, manter um embasamento coerente, faz do Estagio, um tempo que flui e passa! A experiência vale e o mais interessante é que tu transpareces uma grande satisfação digna de bons educadores. Agora falta pouquinho para terminar essa etapa. O mais importante é que teus alunos possam vivenciar aprendizagens com um olhar mais reflexivo e instigante e ter continuidade na caminhada e possibilitar essa interação como algo tranquilo e eficaz. A tua disciplina em realizar os trabalhos em dia e a persistência, já apresentam bons resultados, não é? Parabéns!